Cantinho Lúdico

Fórum de discussão para professores de educação infantil e séries iniciais. Com espaço para professores de escola bíblica dominical.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 
 

 Planejamento anual - 1º Ano (Alfabetização)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Greice
Admin


Número de Mensagens: 273
Data de inscrição: 07/08/2008

MensagemAssunto: Planejamento anual - 1º Ano (Alfabetização)   Seg Jun 01, 2009 9:00 pm


Planejamento Anual

Objetivos Gerais

• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico
•Posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas
diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar
conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Aprimorar o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala;
• Enfrentar e compreender novas situações;
•Transmitir valores como: noções de cidadania; respeito ao próximo,
disciplina solidariedade, respeitar os idosos, respeitar a opinião
alheia;
• Proporcionar: narração de historinha com a participação do aluno para a finalização;
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização;
•Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação ,
respeito mutuo, solidariedade e outros valores humanos de relevância
social.

Conteúdos

Língua Portuguesa

• Comunicação e coordenação motora,
• As vogais;
• Juntando as vogais;
• As consoantes;
• Alfabeto;
• Silabas complexas;
• Aprendendo um pouco mais;
• Vamos ler mais;
• Essa é para cantar;
• Alfabeto móvel;
• Gramática: feminino e masculino – singular e plural – acentuação, pontuação, aumentativo e diminutivo.

Matemática

• Aprendendo a contar;
• Números naturais;
• Conhecendo sinais = ‡ > <
• Ordem crescente e decrescente
• Adição – Problemas
• Sistema de numeração decimal
• Subtração – Problemas
• Dúzia
• Números pares e impares; ordinais até 10;
• Nosso dinheiro;
• Medidas;
• Horas exatas;
• Geometria
• Vamos brincar

Ciências
• Corpo humano;
• Órgãos do sentido;
• Hábitos de higiene
• Seres vivos e não vivos;
• Os animais;
• As plantas – Pomar – Horta – Jardim;
• O dia e a noite;
• O sol e a chuva;
• Estações do ano;
• Meio ambiente;
• Dengue.

Geografia
• A criança;
• A família;
• A casa
• A escola.
• A comunidade
• O trânsito
• Meios de transporte e comunicação
• As profissões

História
• Datas comemorativas
• Tema transversal
• Pluralidade cultural
• Abordagem sobre Ética
• Dengue

Metodologias Gerais
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Produção de texto
• Roleta
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Dedoches

Avaliações
Os alunos serão avaliados
• Participação
• Interesse
• Atividades avaliativas
• Leitura oral
• Escrita
• Raciocínio lógico

_________________
Greice Amorim

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Última edição por Greice em Seg Jun 01, 2009 9:00 pm, editado 2 vez(es) (Razão : planejamento anual - 1º Ano (alfabetização))
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://cantinholudico.forumeiros.com
Greice
Admin


Número de Mensagens: 273
Data de inscrição: 07/08/2008

MensagemAssunto: Mais um PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO   Qui Jun 11, 2009 8:26 pm

PLANEJAMENTO ANUAL -
1º ANO
Objetivos Gerais da Educação Infantil

Conduzir e orientar o educando para que, até o final do Estágio 3, atinja os seguintes objetivos:
• Letramento (através do trabalho com os quatro papéis lingüísticos: ler, escrever, ouvir e falar)
• Prazer pela leitura através do contato com textos de diferentes portadores
• Desenvolvimento do vocabulário e seu uso em atividades orais e escritas; percebendo, valorizando e identificando as funções sociais da língua.
• Aquisição da base alfabética (silabação simples)
• Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número
• Consciência de seu papel de estudante e de agente transformador do meio ambiente
• Desenvolvimento de uma imagem positiva de si, da autonomia e da responsabilidade por seus atos, respeitando o próximo, adquirindo confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
• Situar-se no espaço/tempo através de interação física e social
• Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
• Estabelecer vínculos afetivos de trocas com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
• Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conser –
vação.
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal,musical,plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e
situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos ,
necessidades e desejos, avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua
capacidade expressiva.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Formação Pessoal e Social

1- Identidade e Autonomia
1º trimestre
• Roda de conversa
• Dramatizações
• Situações-problema a partir da realidade
• Identificação de singularidades próprias e das pessoas com as quais convive (auto-imagem - espelho)
• Brincadeiras diversificadas (utilização – confecção de cantinhos específicos)
• Higiene pessoal e do ambiente
• Elaboração em conjunto dos limites da sala de aula
• Rotina diária e/ou semanal
• Escrita do nome (Bingo de nomes, jogo da memória, dominó)
• Jogos e brincadeiras
• Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos (índios, negros, orientais)

2° trimestre
• Roda de conversa
• Dramatizações – ficha 01/6
• Situações-problema a partir de situações imaginárias do cotidiano
• Identificação de singularidades próprias e das pessoas com as quais convive (auto-imagem, espelho)
• Brincadeiras diversificadas (utilização de cantinhos específicos)
• Higiene pessoal e do ambiente
• Rotina diária e/ou semanal
• Identificação da história do nome
• Jogos e brincadeiras
• Realização de trabalhos em grupo

3° trimestre
• Roda de conversa
• Dramatizações
• Situações-problema a partir de situações imaginárias do cotidiano
• Identificação de singularidades próprias e das pessoas com as quais convive (auto-imagem - espelho)
• Brincadeiras diversificadas (utilização de cantinhos específicos)
• Higiene pessoal e do ambiente
• Rotina diária e/ou semanal
• Jogos e brincadeiras
• Realização de trabalhos em grupo
Conhecimento de mundo

LINGUA PORTUGUESA
(Linguagem oral e escrita)
Livro: Aprender Juntos - vol. 1
1º trimestre:
• Escrita do nome, nome dos colegas e familiares.
• Listas ( objetos da sala, material...)
• Palavras estáveis trabalhadas através da apresentação de objetos ou personagens
• Famílias silábicas: P, S, L, M, T
• Histórias em quadrinhos
• Títulos (dar títulos)
• Alfabeto
• Ordem alfabética
• Escrita espontânea
• Roda de conversas
• Recados (falados)
• Exposição oral sobre os trabalhos (explicar, argumentar)
• Ordenar figuras numa seqüência (oral e escrita)
• Reconto de histórias
• Pseudo-leitura
• Produção coletiva de texto oral e escrita
• Rotina do dia (escrita na lousa)
• Chamada (todos os dias)
• Coordenação motora
- Projeto: Natureza
• Palavras estáveis trabalhadas através de textos
• História em quadrinhos ( 3 quadrinhos)
• Caça - palavras; palavras cruzadas
• Textos instrucionais (regras de jogo, receitas...)
• Listas e títulos
• Reconto e reescrita de textos narrativos
• Expressão Oral – (descrição)
• Escrita de nomes de personagens
• Cartaz
• Data Comemorativa - Páscoa
• Livro: Unidades 1 e 2 – Álbum de família

2° trimestre
- Famílias silábicas: N, B, D, J, C, F
• Coordenação motora
• Uso da agenda (todos os dias, feito pelos alunos)
• Leitura de livros em capítulos
• Roda de conversas
• Recados (falados e escritos)
• Entrevistas (deixar as crianças formularem algumas perguntas)
• Número de Sílabas
• Dar um fim para a história (oral e escrita)
• Exposição oral sobre os trabalhos ( explicar, argumentar)
• Ordenar figuras em seqüência( oral e escrita)
• Reconto de história
• Pseudo - leitura
• Produção coletiva de texto oral e escrita
• Escrita espontânea – (listas)
• Ditado entre pares
• Utilização do computador (escrita do nome, palavras...).
• Datas comemorativas: Dia do Trabalho, Dia das Mães, Festas Juninas, Inverno, Folclore e Dias dos Pais.
• Rotina do dia
• Chamada
• Palavras estáveis trabalhadas através de textos
• Carta, recado, bilhete (escritos e falados)
• Confecção de cartazes
• História em quadrinhos (4 quadrinhos)
• Adivinhas, lendas, trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas e canções.
• Palavras cruzadas
• Nome completo em letra cursiva
• Listas
• Uso da letra maiúscula e minúscula
• Coordenação motora (letra cursiva)
• Frases
• Escrita de Palavras
• Falas e diálogos
• Poemas
• Significado das palavras
• Segmentação de palavras na língua
• Narrativa
• Descrição de personagens
• Identificação de características de tipo textual
• Livro: Unidades 2 e 3

3° trimestre
• Roda de jornal (reescrever, desenhar, opinar, lição de casa, pesquisar, colar no caderno, pintar a inicial do nome...).
• Dar um começo para a história (oral e escrita)
• Produção coletiva de texto oral e escrito ( a criança fala escreve)
• Textos instrucionais (receitas, regras de jogos, rotina, normas da classe... ).
• Comentários sobre pontuação
• Ditado mudo
• Datas comemorativas: Independência, Dia da Árvore, Primavera.
- Famílias silábicas: R, V, G, X, Z e H.
• Nome completo em letra cursiva
• História em quadrinhos (livro)
• Reescrita e todos os tipos de textos (jornal, histórias... ).
• Leitura de livros em capítulos
• Palavras-cruzadas
• Escrita espontânea
• Listas
• Coordenação motora
• Comentários sobre parágrafos
• Recados escritos e falados
• Rotina do dia (escrita na lousa)
• Uso da agenda (todos os dias,feito pelo aluno)
• Exposição oral sobre os trabalhos
• Ordenar figuras numa seqüência
• Reconto de histórias
• Ditado de frases
• Produção coletiva de textos oral e escrita
• Ditado entre pares
• Utilização do computador
• Datas Comemorativas: São Francisco, Dia da Criança, Primavera, Dia do Professor, Verão e Natal
• Carta Enigmática
- Entrevista
- Pontuação
- Ordenação de texto
- Escrita de frases com letra manuscrita
- Escrita espontânea de palavras
- Anúncios e classificados
- Mensagens em códigos
- Comentários sobre acentos
- Carta e e-mail
- Linguagem figurada
- Livro: Unidade 4

Matemática

1° trimestre:
- Atividades de culinária
• Identificação de números nos diferentes contextos ( agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
• Espessuras (grosso/fino)
• Cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
• Cálculo mental com somas e diferenças
• Cores
• Seqüência numérica ( 1 até 10 )
• Estabelecer relações
• Tamanho
• Conservação de quantidades
• Situação – problema
• Figuras geométricas
• Ordem temporal
• Jogos de contagem
• Caminhos
• Características quantitativas e qualitativas
• Contagem oral
• Perto/longe
• Jogos de dominó, baralho e dado.
• Curto/comprido
• Seriação
• Caminhos / comprimentos

2° trimestre
• Classificação
• Alto/Baixo
• Mais/Menos
• Maior/Menor
• Problemas
• Dobraduras com formas geométricas
• Tangran
• Características qualitativas e quantitativas
• Mosaicos
• Medidas
• Identificar mudanças de direção
• Atividades de culinária
• Identificação de números em diferentes contextos
• Cálculo mental com divisões e multiplicações ( só oralidade )
• Relação de pertinência
• Seriação
• Copiar modelos
• Estabelecer relações
• Curvas
• Situação-problema
• Agrupamento de 2 em 2
• Espaço e Forma
• Sucessor e antecessor
• Problemas que envolvem divisões

3° trimestre
- Agenda telefônica
• Registrar problemas no caderno
• Seqüência numérica
• Tabela
• Gráficos
• Conjuntos
• Medidas
• Atividades de culinária
• Identificação de números em diferentes contextos
• Cálculo mental com divisões e multiplicações
• Situação-problema
• Agrupamento de 5 e 10 unidades
• Problemas
• Números/Contagem
• Desafios

CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA
(Natureza e Sociedade)
1° trimestre - Os seres vivos
• Reciclagem
• Classificação das diferentes espécies de acordo com o local onde vivem
• Percepção tátil
• Percepção óptica
• Os cinco sentidos
• Experiências
• Conhecimento dos cuidados básicos de animais domésticos (pedir para a mamãe trazer um animal e a criança fará uma entrevista sobre os cuidados, marcar um horário)

2° trimestre – Os lugares e as paisagens
• Meios de Transporte
• Meios de Comunicação
• Fenômenos físicos: mudanças de estado da água
• Trazer fotos de passeios e ou paisagens
• Observação do ambientes das fotos
• Painel de fotos e/ou passeios
• Através do painel de fotos escolher a paisagem preferida e desenhar no sulfite
• Elaboração de mapas ( sala, rua, tesouro, quarto...)
• Estações do Ano
• Experiências


3° trimestre – Fenômenos da Natureza
• Sol, lua e estrelas.
• Cultivo e Germinação de sementes
• Água, ar e solo.
• Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
• Conhecimentos de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
• Identificar diferentes papéis sociais ( dentistas, médicos...)

Artes Visuais
FAZER ARTÍSTICO
1° trimestre
• Recorte a dedo e com tesoura
• Mosaico
• Desenho livre e dirigido
• Pintura livre com tinta
• Colagem de diversos materiais e dobradura
• Pintura a dedo
• Uso do pincel, giz e cola
• Modelagem com massinha
• Pontilhismo (cotonete/tinta)

2° trimestre
• Exposição de trabalhos
• Pintura livre com pincel
• Modelagem com massinha
• Desenho livre e dirigido
• Dobradura e recorte
• Colagem de diversos materiais
• Perfuração e alinhavo
• Trabalhos com sucata

3° trimestre
• Desenhos livres
• Trabalhos com sucatas
• Confecção de cartazes e maquetes
• Pintura com tinta
• Dobradura
• Modelagem
• Pintura com cola e anilina
• Pintura a sopro
• Montagem – ficha 26/5
• Alongamento de gravuras


APRECIAÇÃO DE ARTES VISUAIS
MÚSICA

1° trimestre
• Discriminar sons do ambiente
• Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais
• Canções com expressão corporal
• Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos )

2° trimestre
• Escuta (de obras musicais da MPB – apreciar e discriminar instrumentos e realizar movimentos )
• Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais – ficha 02/8
• Canções com expressões corporais
• Montagem de uma bandinha

3° trimestre
• Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
• Canções com expressões corporais
• Sonorização de histórias

MOVIMENTO
1° trimestre
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
• Jogos de imitar
• Brincadeiras de roda
• Danças, ritmos
• Pular corda
• Atividades que envolvam força
• Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
• Atividades para desenvolver a lateralidade

2° trimestre
• Pular corda
• Atividades que envolvam força
• Jogos de imitar
• Brincadeiras de roda
• Danças, ritmos
- Imitação de arranjos feitos (Maria da Glória) com o objetivo de desenvolver habilidades manuais
• Expressões faciais ( no espelho)

3° trimestre
• Jogos de imitar
• Atividades de relaxamento (exercícios imaginários – percepção dos sinais vitais)
• Brincadeiras de roda
• Danças, ritmos
• Atividades para desenvolver a lateralidade
• Pular corda
• Atividades que envolvam força
• Imitar o outro (movimentos, atitudes espelhadas – sombra)[b]

_________________
Greice Amorim

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Última edição por Greice em Qui Jun 11, 2009 8:29 pm, editado 1 vez(es) (Razão : projeto anual)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://cantinholudico.forumeiros.com
 

Planejamento anual - 1º Ano (Alfabetização)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Cantinho Lúdico :: Projetos-
Fórum grátis | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Assinalar uma queixa | Criar um fórum